29 de junho de 2011

COMPATIBILIZAR

As exigências actuais postas à escola, na tarefa de formar cidadãos no século XXI, e  a necessidade de incorporar as tecnologias digitais é um desafio possível de compatibilizar e vencer? 

ACONTECEU

27 de junho de 2011

POR CÁ

                                                 CORAJOSOS DE SACO ROTO!
A Câmara de Vouzela vai exigir ao novo governo PSD/CDS-PP a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente do concelho. O anúncio foi feito pelo Presidente da autarquia, Telmo Antunes, na Assembleia Municipal, que teve lugar na manhã da passada sexta-feira, na Junta de Freguesia de Paços de Vilharigues.
 O autarca garantiu que já avisou o PSD que vai pedir a reabertura do SAP, mas admitiu que esta reivindicação “pode cair em saco roto”.
VFM Informação
2011.06.27

LOGO À PRIMEIRA!

O ÁLVARO


Pelo menos o Álvaro é ousado e confiante: "Eu (o sr. ministro) se não acreditasse no sucesso português não teria voltado do Canadá e, como eu, muitos dos meus colegas e muitos outros que já estavam cá e que decidiram embarcar nesta grande aventura que é todos trabalharmos em equipa, o Governo e todos nós, para conseguirmos dar a volta ao país".

ACONTECEU

24 de junho de 2011

DAR MÚSICA!

Dancemos no Mundo - Sérgio Godinho

COMO A TOYOTA!


O EMBAIXADOR

REGIONALISMO(S) OU REGIONALIZAÇÃO!

O movimento Empresários pela Subsistência do Interior vai apresentar 20 propostas para os deputados de Castelo Branco e Guarda defenderem na nova legislatura, mesmo contra a disciplina partidária, revelou à Lusa o porta-voz, Luís Veiga.
O documento, que prevê benefícios fiscais, apoios especiais e outras medidas para o interior, “foi preparado em conjunto com associações empresariais e com os próprios deputados quando ainda eram candidatos pelos distritos de Castelo Branco e Guarda”, referiu.
Nos encontros, durante a campanha eleitoral, “ficou acordada uma reunião após as eleições para redigir uma declaração de compromisso de todos os deputados, em conjunto, para defesa dos interesses da região” e “eventualmente defender um plano de emergência para a região”, explicou Luís Veiga.
O empresário espera que a declaração possa ser assinada no início de Julho com todos os partidos, “mesmo os que não conseguiram a eleição”, e que comece a resultar em novas leis “o quanto antes”.
Pretende-se que, pela primeira vez, “os deputados se agrupem dentro do parlamento, num espírito de representatividade da região, em vez de alinharem numa disciplina de voto que às vezes lhes é imposta e nem sempre defende o interior”.
Apesar da crise, Luís Veiga acredita que “há margem para o Estado beneficiar o interior, até porque vai gerar mais receitas fiscais indirectas,” e que “o Governo terá essa característica reformadora” sem afectar “os números a apresentar aos auditores externos”.
O responsável salientou mesmo à Agência Lusa que “o Presidente da República reconheceu nas comemorações do Dia de Portugal, em Castelo Branco, que é necessário criar um conjunto de medidas para o interior, face à desertificação humana”.
O documento com as 20 propostas propõe a cobrança de portagens nas SCUT do interior apenas para transportes pesados de mercadorias estrangeiros e defende a renegociação de concessões de águas e esgotos, cujos tarifários estarão a prejudicar o tecido empresarial.
É ainda proposto que emigrantes que tenham uma segunda residência na região possam votar pelo respectivo distrito, em vez de votar pelo círculo da emigração, e assim aumentar o número de deputados do interior.
Ao nível da fiscalidade, é proposta a implementação de benefícios que já existiram, como a redução da taxa de IRC e das contribuições para a Segurança Social.
O documento propõe a isenção de contribuições para a previdência de três a cinco anos na criação de novos empregos e o corte para metade da taxa de IRC.
É ainda proposta a supressão da tributação autónoma (considerando-se que os custos com viagens são essenciais dada a distância para os grandes centros), assim como a criação de novas linhas de crédito e agências de investimento.
Para acompanhar a defesa destes compromissos, a declaração a assinar com os deputados “prevê reuniões regulares subsequentes”, concluiu Luís Veiga.
De acordo com aquele gestor do ramo hoteleiro, o núcleo duro do movimento engloba cerca de 50 empresários dos distritos de Castelo Branco e Guarda e respectivas associações de empresas, defendendo os interesses de cerca de 8.000 firmas.

ACONTECEU

22 de junho de 2011

TRABALHO PARA COITADOS!

Do novo Ministro da Educação, Nuno Crato, sei pouco e tudo o que me lembro dele é de uma passagem pelo "Plano inclinado" ao lado do Medina Carreira. Ora aqui está uma boa altura para quem tanto criticava poder mostrar as suas habilidades, mas como não acredito em fadas e acredito na existência de uma boa Escola Pública e democrática, receio que nada de bom venha dali. (...) retirado daqui.

O QUE FAZER PARA MUDAR PORTUGAL?


Álvaro Santos Pereira, actual ministro da economia, numa entrevista gravada em Maio de 2011 para o programa "Ideias em Estante".

ACONTECEU

21 de junho de 2011

UM NOBRE ABSURDO!

"Num Estado democrático, o que menos se tem a temer é o absurdo, pois é quase impossível que a maioria dos homens unidos em um todo, se esse todo for considerável, concorde com um absurdo". 
Baruch Espinoza, in "Tratado Teológico-Político".

ACONTECEU

20 de junho de 2011

POR CÁ

Reorganização Medieval!
Presidente da Câmara defende organização conjunta de Mercado Medieval  pelos Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia
 
O Presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, defende que no próximo ano deve realizar-se apenas uma Feira Medieval no Concelho. Na sexta-feira, o Agrupamento de Escolas de Vouzela promoveu um mercado alusivo aos usos e costumes da época. No próximo fim-de-semana o Agrupamento de Escolas de Campia organiza um outro, que vai decorrer na freguesia de Cambra.
“Gostaríamos muito que houvesse um registo único. Vamos procurar que em próximos eventos haja uma organização conjunta entre os Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia”, referiu à VFM Telmo Antunes.
Pela Feira Medieval que decorreu na sexta-feira, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vouzela, passaram mais de 1500 pessoas.
A Presidente, Raquel Ferreira, em entrevista à VFM, destacou a adesão de toda a comunidade escolar e da população em geral.
 
VFM Informação
2011.06.20

DO DISCURSO À PRÁTICA:VOLTAR A VALORIZAR OS PROFESSORES?

Nuno Crato antes da aventura no Ministério da Educação:

ACONTECEU

14 de junho de 2011

URGE!


"Poucas serão as escolas em que o mestre não anime entre os alunos o espírito de emulação; aos mais atrasados apontam-se os que avançaram como marcos a atingir e ultrapassar; e aos que ocuparam os primeiros lugares servem os do fim da classe de constantes esporas que os não deixam demorar-se no caminho, cada um se vigia a si e aos outros e a si próprio apenas na medida em que se estabelece um desnível com o companheiro que tem de superar ou de evitar.
A mesquinhez de uma vida em que os outros não aparecem como colaboradores, mas como inimigos, não pode deixar de produzir toda a surda inveja, toda a vaidade, todo o despeito que se marcam em linhas principais na psicologia dos estudantes submetidos a tal regime; nenhum amor ao que se estuda, nenhum sentimento de constante enriquecer, nenhuma visão mais ampla do mundo; esforço de vencer, temor de ser vencido; é já todo o temperamento de «struggle» que se afina na escola e lançará amanhã sobre a terra mais uma turma dos que tudo se desculpam. Quem não sabe combater ou não tem interesse pela luta ficará para trás, entre os piores; e é certamente esta predominância dada ao espírito de batalha um dos grandes malefícios dos sistemas escolares assentes sobre a rivalidade entre os alunos; não se trata de ajudar, nem de ser ajudado, de aproveitar em comum, para benefício de todos, o que o mundo ambiente nos oferece; urge chegar primeiro e defender as suas posições; cada um trabalhará isolado, não amigo dos homens, mas receoso dos lobos; o saber e o ser não se fabricam, para eles, no acordo e na harmonia; disputam-se na luta. Urge quanto antes alargar a reforma radical que as escolas novas fizeram triunfar na experiência; que só haja dois estímulos para o trabalho nas salas: a comparação de cada dia com o dia anterior e com o dia futuro e o desejo de aumentar o valor, as possibilidades do grupo; por eles se terá a confiança indispensável na capacidade de realizar e a marcha irresistível da seta para o alvo; por eles também o sentido social, o hábito da cooperação, a tolerância e o amor que gera a convivência em vez de um isolamento de caverna e de uma agressividade permanente; a vitória de uma ideia de paz sobre uma ideia de guerra".
Agostinho da Silva, in 'Considerações'.

ACONTECEU

9 de junho de 2011

VAI ACONTECER - FEIRA MEDIEVAL DE VOUZELA

Quatro anos depois, a vila de Vouzela vai recuar, mais uma vez, à Idade Média no próximo dia 17 de Junho. É a sexta edição da feira medieval organizada pelo Agrupamento de Escolas de Vouzela.O programa arranca no dia 16 à noite com um concerto, mas o ponto alto vai ser a Feira Medieval, que vai ter lugar no dia seguinte, e que vai juntar mais de 700 figurantes.
Programa da Feira Medieval de Vouzela                                                            

O ETERNO RETORNO

ACONTECEU

7 de junho de 2011

POR CÁ

Será que temos por cá o próximo ministro das finanças?
 
O Presidente da Câmara de Vouzela considera que a autarquia está no bom caminho para alcançar o equilíbrio financeiro.
Declarações de Telmo Antunes, feitas na última reunião do executivo camarário, que teve lugar na sexta-feira.
O autarca afirmou que se não fossem os encargos com os vencimentos de Junho e os subsídios de férias dos funcionários, o Município passaria a ter uma situação financeira de endividamento zero.
 “Neste momento, aquilo que a Câmara tem em termos de dívidas a fornecedores, se não fossem os ordenados deste mês e os subsídios de férias, a Câmara poderia ficar com endividamento zero”, referiu.
 Telmo Antunes concluiu que “esta situação é bastante favorável ao Município e significa que estamos no bom caminho relativamente ao equilíbrio financeiro da Câmara Municipal de Vouzela”.
 VFM Informação
2011.06.07

VOLTAR À REALIDADE

 

As medidas que mais vão mexer no bolso das famílias.

APRENDER

"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."
Edward Gibbon.

ACONTECEU