24 de março de 2011

FIM

"Não basta começar bem, não adianta mediar bem; de pouco servem bons começos e melhores meios, se os fins não se mostram bem sucedidos.
(...) Uma vez começadas, as coisas não devem ser esquecidas nem deixadas antes de ser acabadas, pois é sinal de pouca prudência começar muitos actos e não acabar nenhum". 
Mateo Alemán, in "Guzmán de Alfarache".

ACONTECEU

18 de março de 2011

DAR MÚSICA

Tarde de chuva, a península inteira a chorar
Entro numa igreja fria com um círio cintilante
Sentada, imóvel, fumando em frente ao altar
Silhueta, esboço, a esfinge de um anjo fumegante

Há em mim um profano desejo a crescer
Sinto a língua morta e o latim vai mudar
Os santos do altar devem tentar compreender
O que ela faz aqui fumando
Estará a meditar?

Ai, ui, atirem-me água benta
Ajoelho-me, benzo-me, arrependo-me, esconjuro-a
Atirem-me água fria
Por ela assalto a caixa de esmolas
Atirem-me água benta
Com ela eu desço ao inferno de Dante
Atirem-me água fria

Ai, ui, atirem-me água benta
Por parecer latina suponho que o nome dela
É Maria
É casta, eu sei, se é virgem ou não depende
Da nossa fantasia

Por parecer latina calculo que o nome dela
É Maria
É casta, eu sei, se é virgem ou não depende
Da nossa fantasia

GNR

CARA MOLHADA!

   Múmia molhada preservada durante 600 anos...

ACONTECEU

17 de março de 2011

POR CÁ

Tinha que ser...
Autarcas de Lafões discordam da extinção de municípios e freguesias
 
O governo está a estudar a hipótese de rever o mapa autárquico.
 Segundo o Jornal de Notícias, nos debates que vai promover em várias cidades do país, entre as quais Viseu, para além da extinção de freguesias - que poderá ir até mil - a tutela vai analisar ainda o encerramento e a relocalização de municípios.
 Uma decisão que deve estar nas mãos das autarquias e não do poder central defende o Presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes.
 Também o Presidente da Câmara de Oliveira de Frades está contra a medida. Luís Vasconcelos considera absurda a ideia de reduzir o número de freguesias e municípios.
 Já o Presidente da Câmara de S. Pedro do Sul discorda do fecho das juntas de freguesia em meios rurais. António Carlos Figueiredo considera ainda pouco provável a extinção de municípios.
 Os autarcas da região de Lafões estão, assim, contra a extinção de freguesias e de municípios, numa altura em que o governo pondera rever o mapa autárquico.
VFM Informação
2011.03.17

FELICIDADE

"Raramente podemos descobrir um homem que diga que viveu feliz e que quando termina o seu tempo deixa a vida como um conviva satisfeito".

ACONTECEU

15 de março de 2011

POR CÁ

Semelhanças e diferenças!
Depois da visita I:
 No âmbito das deslocações que estão a efectuar por todo o Distrito de Viseu, os deputados do PS, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, Paulo Barradas e Helena Rebelo, deslocaram-se na segunda-feira ao concelho de Vouzela, onde foram acompanhados pelos vereadores do PS, Viriato Garcez e António José Almeida, vários Presidentes de Junta de Freguesia e muitos outros vouzelenses.
Os deputados reuniram no edifício dos Paços do Concelho com o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Telmo Antunes, durante a qual foram apresentados pelo edil vouzelense alguns dos principais aspectos que o preocupam, dos quais se destacam as portagens na A25, as obras no IP5, a requalificação do parque escolar, os serviços locais do Ministério da Agricultura e o transporte de doentes não urgentes.
Quanto às portagens os deputados do PS deixaram bem claro que “o Governo e o PS são contra as mesmas nos territórios com baixos índices de desenvolvimento socioeconómico, porém, por exigência do PSD, elas tiveram que ser introduzidas, no âmbito das negociações para viabilização do OE para 2011”.
Sobre a necessidade de obras no IP 5 e sobre os serviços locais do Ministério da Agricultura os deputados do PS comprometeram-se a “acompanhar a situação”.
Quanto à requalificação do parque escolar “sentiu-se alguma dispersão estratégica concelhia, mas registámos com agrado a disponibilidade do autarca para protocolar a recepção de competências em educação e posteriormente apresentar uma candidatura aos fundos comunitários para requalificação da Escola EB 1,2 de Vouzela”.
Os deputados do PS eleitos por Viseu visitaram à Escola EB 1,2 com JI de Vouzela e a Escola Secundária de Vouzela.
Na primeira, acompanhados pela educadora Fernanda Coutinho, visitaram as obras que ali foram efectuadas, de ampliação da EB 1 e do Jardim de Infância que “em muito vieram qualificar o processo de ensino-aprendizagem”.
Na Secundária, acompanhados pelo Director, José Alberto Pereira, e pela Subdirectora, Emília Tavares, visitaram a escola e constataram “um vasto conjunto de problemas nas instalações com que a Escola se confronta, bem como com uma grande escassez de salas e de espaços complementares de apoio”.
Nestas visitas, na freguesia de Vouzela, os deputados foram também acompanhados pelo Presidente da Junta, António Meneses. 
Os deputados socialistas reuniram com o Presidente da Junta de Freguesia de Ventosa, Agostinho Neves, que apresentou alguns problemas que preocupam os habitantes da sua freguesia. A saber, nomeadamente: falta de pagamento pelas Estradas de Portugal de expropriações de terrenos aquando da construção da A25 e do nó de Joana Martins no IP5; sinalização na A25, no nó de Ventosa, que impede o acesso de camiões e que em sua opinião tem causado problemas económicos à freguesia; necessidade de apoio social à sua freguesia através da criação de uma IPSS.
Os deputados fizeram também uma visita, com o Presidente da Junta, Fernando Rodrigues, ao caminho agrícola da Corredoura recentemente aprovado pelo Governo e cujo início de execução “está para breve e que se vai constituir numa mais valia para a freguesia de Paços de Vilharigues, cuja Torre, secular, e envolvente, vão também sofrer obras de requalificação”.
Seguiu-se a visita às obras do Lar de Idosos e Creche do Centro Social de Campia, investimento de cerca de um milhão de euros financiado em cerca de 50% pelo Governo. Nesta visita, acompanhados por Mário Almeida, da Direcção da IPSS, os deputados e toda a comitiva, a que também se juntou António Teixeira, puderam constatar “a excelente obra social que ali está a nascer, bem como a magnífica paisagem que dali se pode ver, que vai da Serra do Ladário, à da Freita e S. Macário”.
Ainda em Campia visitaram uma outra obra financiada pelos fundos comunitários, as novas instalações da Secção que os Bombeiros Voluntários de Vouzela têm em Campia, e cuja andamento das obras permite “perceber que durante o ano em curso estarão concluídas e assim permitirão uma melhor resposta de protecção e socorro às populações e bens”.
Na freguesia de Queirã o Presidente do Conselho Directivo dos compartes de Vasconha, José Macário, apresentou também o problema das expropriações que ainda não estão pagas na sequência da execução da A25.
Ainda em Queirã, acompanhados pelo Presidente da Junta, Joaquim Mendes, os deputados do PS visitaram o espaço onde vai ser construído o futuro parque empresarial da freguesia, a ser servido a partir do nó da A25 de Boaldeia/Vasconha, sendo recebidos pelo responsável da Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos, António Dias, onde obras recentes permitiram retirar da linha de água contígua as águas lixiviadas que ali são produzidas, que passaram a ser transportadas para uma ETAR.
Acácio Pinto, Paulo Barradas e Helena Rebelo visitaram as obras do Centro Escolar de Queirã, obra que ascende a mais de 700 mil euros e comparticipada pelos fundos comunitários.
No final, na sede da Junta de Queirã foi efectuada uma conferência de imprensa em que participaram os deputados, o vereador Viriato Garcez e o Presidente da Junta de Queirã, Joaquim Mendes.
Viseumais
2011.03.08
a visita II:
 Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viseu querem saber quando é que o governo vai iniciar as obras de requalificação da escola secundária de Vouzela. Os social-democratas preparam-se para questionar a tutela, anunciou ontem o deputado Almeida Henriques, no final da visita ao concelho.
Os social-democratas mostraram-se ainda disponíveis para apoiar a Câmara Municipal nos projectos de construção dos Centros Escolares de Alcofra, Cambra e S. Miguel do Mato, que foram recentemente chumbados pelo Ministério da Educação.
Em Vouzela, Almeida Henriques rejeitou ainda as críticas do deputado socialista Acácio Pinto, que há uma semana atrás acusou o PSD de ser responsável pela introdução de portagens na A 25. O social-democrata lamentou ainda o valor das portagens que vão ser cobradas quer na A 25 quer na A 24.
Na passagem por Vouzela os deputados do PSD visitaram, a convite do Presidente da Câmara, as Escolas Secundárias e EB 2 de Vouzela e as obras de construção do Centro Escolar de Queirã.
VFM
2011.03.15

POR CÁ

O regresso...

AFINAL!

OCDE: economia portuguesa melhora pelo 5º mês consecutivo.

ACONTECEU

14 de março de 2011

PANFLETÁRIO

Vitorino - Hino da Maria da Fonte

Viva a Maria da Fonte
Com as pistolas na mão
Para matar os cabrais
Que são falsos à nação


É avante Portugueses
É avante sem temer
Pela santa Liberdade
Triunfar ou perecer

Viva a Maria da Fonte
A cavalo e sem cair
Com as pistolas à cinta
A tocar a reunir

Já raiou a liberdade
Que a nação há-de aditar
Glória ao Minho que primeiro
O seu grito fez soar

ACONTECEU

9 de março de 2011

MUNDO A CORES - II PARTE

MUNDO A CORES



 Comentários de Miguel Sousa Tavares  sobre os Homens da Luta:
"Não acho que a irresponsabilidade vença o que quer que seja"."E não deixa de ser irónico pensar que esta canção, com esta letra, vá representar Portugal na Alemanha, em cuja plateia e em cujos televisores hão de estar os alemães a quem nós andamos a pedir dinheiro".
"A demagogia é a coisa mais popular que existe. E a mais irresponsável e mais perigosa", considera ainda o comentador, criticando "o manifesto fácil" da manifestação prevista para 12 de Março ("um monumento à demagogia e à irresponsabilidade"). "Os demagogos aparecem sempre nos momentos de crise".

POR CÁ

Em visita...

POR CÁ

2000 de Vouzela para Belém.

ACONTECEU