25 de janeiro de 2011

DECLÍNIO DOS IMPÉRIOS

Esta interessante animação gráfica, que recebeu o prémio Seeds of Siences Junior ,é obra de um português. De forma simples, é-nos mostrada uma cronologia em que bolhas  que representam os impérios marítimos vão sofrendo transformações por cada território que perdem... até à actualidade!

ACONTECEU

24 de janeiro de 2011

20 de janeiro de 2011

SISTINA

VIAJAR À CAPELA...
Capela papal do Palácio do Vaticano, um dos maiores palácios do mundo. Foi mandada edificar por Sisto IV - advindo daí o seu nome - entre 1473 e 1481, e esteve a cargo do arquitecto Giovanni dei Dolci. Era aqui que se realizavam os conclaves para a eleição do Papa, tendo havido, por isso, um extremo cuidado na sua decoração. (mais...)

ACONTECEU

18 de janeiro de 2011

CIVILIZAÇÃO MODERNA

"É na faculdade de mentir, que caracteriza a maior parte dos homens actuais, que se baseia a civilização moderna. Ela firma-se,(...) na mentira religiosa, na mentira política, na mentira económica, na mentira matrimonial, etc... A mentira formou este ser, único em todo o Universo: o homem antipático.
Actualmente, a mentira chama-se utilitarismo, ordem social, senso prático; disfarçou-se nestes nomes, julgando assim passar incógnita. A máscara deu-lhe prestígio, tornando-a misteriosa, e portanto, respeitada. (...)".
Teixeira de Pascoaes, in "A Saudade e o Saudosismo".

ACONTECEU

13 de janeiro de 2011

POR CÁ

Rádio Vouzela obteve estatuto de utilidade pública...

RUMO!

"Não te deixes distrair com os incidentes que te chegam de fora! Reserva-te um tempo livre para aprender qualquer coisa de bom e deixa-te de flanar sem rumo! Já é tempo de te guardares doutra sorte de vagabundeio. Bem loucos, com efeito, são aqueles que, por serem topa-a-tudo, sentem o cansaço da vida e não têm um fim a que dirijam os seus esforços e, para o dizer de uma vez, as suas ideias". 
Marco Aurélio, in "Pensamentos". 

ACONTECEU

11 de janeiro de 2011

HIGIENE

Sem equívocos, a favor da limpeza e da qualidade turística desta bonita praia, a mensagem não podia ser mais clara e esclarecedora. Só espero que o acordo ortográfico, que em breve entrará em vigor, não estrague a objectividade higiénica deste aviso!

ACONTECEU