26 de novembro de 2010

POR CÁ

Depois de um trabalho consequente e de grande valia, fico entristecido com a notícia...

BLOCO CENTRAL

O PSD permitiu a aprovação da adaptação dos cortes salariais ao sector empresarial do Estado e Passos Coelho prometeu (!) estar atento. Uma espécie de sentinela democrática. É esperar para ver. Eu, nesta salgalhada política, acho que deve prevalecer a  inteligente máxima socrática "Só sei que nada sei"... Para os que não conhecem esta magnífica máxima, deixo esta eloquente explicação:

ACONTECEU

25 de novembro de 2010

DONA DE CASA

Outra vez a vez a política de verdade. Em vez do FMI, chamem o Salazar! Ressuscitem o homem e vão ver como elas cantam. A sério, já ouvi este discurso, quase no mesmo estilo, há bem pouco tempo. Ainda se lembram?


"(...) Represento uma política de verdade e de sinceridade, contraposta a uma política de mentira e de segredo. Advoguei sempre que se fizesse a política da verdade, dizendo-se claramente ao povo a situação do País, para o habituar à ideia dos sacri­fícios que haviam um dia de ser feitos, e tanto mais pesados quanto mais tardios.
Advoguei sempre a política do simples bom senso contra a dos gran­diosos planos, tão grandiosos e tão vastos que toda a energia se gastava em admirá-los, faltando-nos as forças para a sua execução.
Advoguei sempre uma política de administração, tão clara e tão sim­ples como a pode fazer qualquer boa dona de casa — política comezinha e modesta que consiste em se gastar bem o que se possui e não se despen­der mais do que os próprios recursos".

António de Oliveira Salazar, in 'Discursos (1928).

ACONTECEU

19 de novembro de 2010

HOJE É SÓ EM LISBOA!

O Governo decretou tolerância de ponto  no concelho de Lisboa por causa da Cimeira de Nato.
"O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no desenvolvimento superior dela — em segui-la pois mimeticamente, com uma subordinação inconsciente e feliz. O síndroma provinciano compreende, pelo menos, três sintomas flagrantes: o entusiasmo e admiração pelos grandes meios e pelas grandes cidades; o entusiasmo e admiração pelo progresso e pela modernidade; e, na esfera mental superior, a incapacidade de ironia."
Fernando Pessoa, in 'Portugal entre Passado e Futuro'.

ACONTECEU

13 de novembro de 2010

DAR MÚSICA!

Tudo muda... Pois é, em 1990, os Depeche Mode filmaram um vídeo promocional para  a música "Enjoy the Silence"  no topo do World Trade Center. Do WTC fica a recordação e a certeza de que nada é perene!
 

12 de novembro de 2010

IDIOTAS E FELIZES

"Os idiotas, de modo geral, não fazem um mal por aí além, mas, se detêm poder e chegam a ser felizes em demasia podem tornar-se perigosos. É que um idiota, ainda por cima feliz, ainda por cima como poder, é, quase sempre, um perigo.
Oremos.
Oremos para que o idiota só muito raramente se sinta feliz. Também, coitado, há-de ter, volta e meia, que sentir-se qualquer coisa."
Alexandre O'Neill, in "Uma Coisa em Forma de Assim"

SABE LER E, PASME-SE,ESCREVER!

Parabéns, Tiririca. Fico satisfeito por não precisares das Novas Oportunidades!

ACONTECEU

5 de novembro de 2010

POR CÁ

Más notícias! Uma vez mais, esquecidos...

CAUSAS NOBRES!

 FUTEBOL DE CAUSAS...
O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX. Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e despoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime. Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas (Mais..)

FUTEBOL DE CAUSAS - trailer oficial from Persona Non Grata on Vimeo.

ACONTECEU

4 de novembro de 2010

DIVULGAR

História da ciência em Portugal resumida em livro.

A história da ciência em Portugal e os “personagens” que constituíram e protagonizaram o seu percurso estão agora "condensados" num livro da autoria de Carlos Fiolhais, professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC) e director da Biblioteca Geral da UC, e de Décio Martins, professor de física do mesmo departamento.
“Breve História da Ciência em Portugal” destaca nomes como Pedro Nunes, Garcia da Orta, Avelar Brotero, Egas Moniz e outros cientistas desconhecidos do público em geral, mas que foram igualmente importantes para o desenvolvimento científico português.
De acordo com os autores, “investigar a história da ciência é a única forma de trazer à luz aspectos da história de Portugal que expliquem melhor quem somos e para onde devemos ir”, sendo que esta obra permite ao leitor “fazer uma viagem no tempo, conhecendo episódios que marcaram a actividade científica nacional”.
Este livro, uma co-edição da Imprensa da UC e da Gradiva, “destina-se a todo o público interessado na história da ciência em Portugal, um tema que ainda não tinha sido divulgado no nosso país de forma resumida e acessível ao público não especializado”, explicam os autores.
(Mais..)

ACONTECEU

1 de novembro de 2010

O CONTRIBUTO

Daqui...
A crise tem destas coisas! Aparentemente os portugueses transformaram-se, num ápice e perante a ameaça do FMI, em especialistas de finanças e, pasme-se, em  necessários poupadores, tudo em nome do Estado que não foi, não é?, um exemplo de saber poupar e gerir... Nós, por aqui no Humano és, seguimos, também, a demanda da poupança. Recomendamos, sem imposições, que siga alguns conselhos concentrados aqui. Já agora, boa sorte!

EDUCAÇÃO

LER AQUI...

ACONTECEU