27 de julho de 2010

IMAGENS COM HISTÓRIA


Fotos do III Reich, 1939-1940, feitas por um fotógrafo da Life em Berlim.

FORÇA

Pedalar de bicicleta pela obra de rua da Casa do Gaiato.

ACONTECEU

21 de julho de 2010

DEUS NOS LIVRE

Ouso recorrer a Eça de Queiroz para classificar...os indivíduos do vídeo.
Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse.
A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura; combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com dor e com raiva.
À escalada sobem todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos (...) todos querem penetrar na arena, ambiciosos dos espectáculos cortesãos, ávidos de consideração e de dinheiro, insaciáveis dos gozos da vaidade.
Eça de Queiroz, in 'Distrito de Évora (1867)

Programa 'Pontos de Vista', da RTPN.Orlando Strecht Ribeiro, deputado do PS, e João Teixeira Lopes, dirigente do Bloco de Esquerda, protagonizaram  uma discussão em directo.

O COBRADOR

DE MAL, A PIOR

A crise chegou a Lafões!

MUROS

Betão isola ciganos em Beja!

REVOLUÇÃO

Há sempre um por perto...

Agradecimento ao autor.

ACONTECEU

20 de julho de 2010

15 de julho de 2010

REALIDADES II

O ensaio "Portugal: Os números" , da autoria de Maria João Valente Rosa e Paulo Chitas, descodifica os principais indicadores estatísticos de Portugal nos últimos 50 anos. Um dos principais objectivos é simples: para projectar o futuro é preciso conhecer o passado.

REALIDADES

31% dos portugueses não acabaram escolaridade obrigatória!

9 de julho de 2010

O CULPADO

O primeiro Rei.
Vídeo animado que dá a conhecer a vida e os feitos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Com argumento e realização da autoria de Pedro Lino, resulta de uma parceria conjunta entre o Museu de Alberto Sampaio e a Câmara Municipal de Guimarães e foi desenvolvido no âmbito das Comemorações dos 900 Anos do Nascimento do primeiro monarca português.

2 de julho de 2010